sexta-feira, 26 de março de 2010

A "novela" do Teatro Municipal

Quanto tempo é necessário para construir um teatro com capacidade para 1.200 pessoas? Em linhas gerais não leva mais que cinco anos, mas a população de Cascavel espera pelo Teatro Municipal há muito mais tempo: já se passaram 11 anos desde o início das obras. E o que os quase 300 mil moradores da cidade querem saber são os motivos do atraso. Chegar a ser tendencioso e pessimista da minha parte, mas com certeza há algo errado nisso, envolvendo, é claro, muito dinheiro.

A construção foi iniciada no mandato passado e o prefeito na época, Dr. Lísias Tomé afirmou que seriam necessários R$ 6 milhões para a conclusão da obra. Agora o atual prefeito, Edgar Bueno alega que precisa de R$ 12 milhões para entregar o teatro à população. Ainda que a área total da obra tenha aumentado de 5.695,23 m² para 7.249,61 m², isso é motivo para dobrar o custo total? E quanto aos nove anos em que tudo ficou absolutamente parado?

Uma cidade do porte de Cascavel não pode se dar ao luxo de “deixar de lado” investimentos relacionados à cultura. Hoje as apresentações acontecem no Centro Cultural Gilberto Mayer, que tem capacidade para apenas 340 pessoas. Isso torna inviável a vinda de grandes peças teatrais para cá, devido ao custo altíssimo que seria repassado aos ingressos. Então, a alternativa tem sido realizar as apresentações maiores em anfiteatros privados, com capacidade para cerca de 800 pessoas. É exatamente aí que percebemos a demanda que existe por cultura na cidade, porque esses “eventos privados” costumam atrair muita gente!

Os cascavelenses são muito ecléticos: gostam de música, dança, teatro, humor, poesia e fotografia. Nesse aspecto devemos ressaltar o trabalho desempenhado pela nossa Secretária de Cultura, Judet Bilibio, que não tem medido esforços para organizar eventos, cursos e oficinas nas mais variadas áreas, mas que infelizmente ficam restritos à uma pequena parcela da população. A imprensa local tem sua culpa nisso, quando se limita a divulgar apenas os grandes shows musicais que acontecem nas casas noturnas da cidade, mas isso é assunto para um outro artigo.

Cascavel não tem praias, não tem belezas naturais, não tem monumentos artísticos (exceto as obras do artista Dirceu Rosa, espalhadas pela cidade) e muito menos monumentos históricos, então por que não priorizar os investimentos em cultura e torná-la nossa maior atração turística? Uma coisa é certa: não temos nada a perder com isso.

0 comentários:

 
Template by suckmylolly.com