domingo, 15 de novembro de 2009

A função social do Jornalismo

Definir o que é jornalismo em plena era digital que vivemos pode ser um tanto contraditório. Os tempos são outros e as formas de se fazer jornalismo também. Mas as mudanças históricas não são justificativa plausível para alterações nos princípios deontológicos que regem essa profissão.
O jornalismo tem e sempre terá funções a desempenhar enquanto emissor no processo de comunicação. O dom de informar vem associado a um poder de persuasão gigantesco e uma responsabilidade impar. Formar opinião é uma tarefa que exige sabedoria, ética e caráter e o jornalista deve assumir isso como sua função perante a sociedade.
Ocasionar à sociedade conhecimento seja na forma de cultura, economia, política, lazer, esportes etc, denunciar irregularidades e engajar-se na luta por soluções e, principalmente, assumir a responsabilidade por tudo que é divulgado são alguns dos papéis exercidos pelo jornalista.
O âmbito jornalístico deve ser reflexo da liberdade de expressão popular, um espaço onde as pessoas possam manifestar seus desejos e anseios e não um lugar onde se pratica o comércio de notícias, visando à defesa dos interesses econômicos de uma minoria influente.
A classe dos jornalistas precisa visualizar o grande poder que tem nas mãos e utilizá-lo com o máximo de cautela e sabedoria, seguindo o princípio da liberdade de imprensa e embasado em todos os conceitos éticos relativos a essa nobre profissão.

0 comentários:

 
Template by suckmylolly.com