segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Documentário: Culturalmente Falando

O setor cultural de Cascavel é tão rico e ao mesmo tempo tão pouco divulgado. Uma triste contradição. Como forma de "fazer justiça" pensamos: merece um documentário! E agora tem... Apresento o "Culturalmente Falando".

Falar da cultura cascavelense, relembrando e criando expectativas em relação ao futuro. Foi mais ou menos o que procuramos fazer. Convidamos várias figurinhas importantes da cidade, ligadas às mais diversas áreas culturais para dar seus depoimentos: Alex Reis, Dejanne Marchese, Dirceu Rosa, Judet Bilibio, Julio Cesar Fernandes, Miguel das Neves e Rolvi Darciso Martini.

O resultado da nossa primeira experiência com documentário jornalístico você assiste aqui:


Beijos para o grupo que produziu o DOC comigo: Allan Machado, Bruna Lays Bueno, Kamilla Rorato, Max Odin e Rhayene de Andrade.


Eu, premiada em rádio! Dá pra acreditar?

Parece mentira, mas não é. Eu, com toda essa potência vocal (não?) ganhei o troféu de 1º lugar na categoria Rádiojornalismo do Seminário de Práticas Jornalísticas da FAG ano passado. Claro que, ao meu lado estavam as lindas e amadas Simone Lima e Jéssica Moreira. O prêmio foi tão inesperado que nem ensaiamos o discurso da vitória hahahaha. 

O produto vencedor foi o debate que realizamos com o tema "O Adolescente na Segurança Pública". Como em todo projeto jornalístico, o mais legal foi a produção. Correr atrás dos entrevistados, escrever o script, pensar em perguntas, prever tudo que pode dar errado e já ter o plano B em mente.

Nosso orientador nessa disciplina foi o papito Claudemir Hauptmann, que aterrorizou nossos dias, como é de praxe, não deixou nada ser molezinha pra gente. Até o dia da gravação, não saberíamos quais seriam as duas mediadoras do debate, o que nos encheu de apreensão e incertezas. Afinal, era o primeiro debate radiojornalístico das nossas vidas! E eu e a Simone não confiamos muito nas nossas vozes para rádio, se é que podemos dizer assim... No final, nós duas é que fomos as mediadoras. E, justamente por isso, ficamos muito surpresas e felizes com o prêmio! 

Nosso outro debate, sobre o "Capitalismo Verde" também estava concorrendo ao prêmio, dessa vez com a mediação da Jéssica Moreira e da Maria Fernanda, essas sim com vozeirões. Mas o prêmio ficou com o debate das mediadoras de vozes finas e estridentes mesmo hahahaha


Si, Jé, eu e a professora Ana Cláudia

Logo logo vou disponibilizar o debate aqui pra vocês ouvirem. Só falta corrigir alguns probleminhas técnicos dele :)

Pró Vestiba!

Um dos projetos mais legais que eu desenvolvi no ano passado, com certeza, foi o Pró Vestiba. Uma experiência louca, feliz e gratificante em Web Jornalismo. Louca porque eu me aventurei no HTML (com algumas ajudinhas sempre especiais do namorado) e descobri que entendo disso mais do que eu pensava. Feliz porque, além de tudo, foi divertidíssimo pensar em pautas e menus, discutir o layout, gravar vídeos e colocar o site no ar ao lado da Marcele Antonio, da Tátila Pereira e do Allan Machado. E gratificante porque, depois de pronto, recebemos vários elogios! Muitas pessoas gostaram da nossa ideia e também de como o site ficou.

Por enquanto demos uma estacionada no projeto. Em ano de TCC não dá pra arriscar e querer conciliar tudo de uma só vez. Mas, não queremos deixar o Pró Vestiba morrer, não. Pelo bem dos vestibulandos de Cascavel :)




Pra conhecer um pouquinho mais esse projeto, acesse aqui o Pró Vestiba.


Jornalismo Rural na Revista da Emater

No último semestre de 2011 tivemos a disciplina de Jornalismo Rural. Confesso que não foi amor à primeira vista, até porque não entendo nada e não está na minha lista de preferências assuntos relacionados ao campo. Mas, como manda o figurino, produzi minha reportagem. 

Em uma parceria com o Instituto Emater, todas as reportagens escritas por nós, então acadêmicos do 6º período de Jornalismo da FAG, seriam publicadas na Revista da Emater, que é distribuída todos os anos no Show Rural. Ou seja, figurinhas públicas e influentes dão ao menos uma folheadinha na revista e essa visibilidade é super importante pra quem ainda é acadêmico, né? Valeu a experiência :) 



A minha está na página 40: Organização rural potencializa acesso aos mercados.


 
Template by suckmylolly.com