sexta-feira, 10 de junho de 2011

O pensamento por trás da criação

Um trabalho que exige criatividade, sensibilidade, talento e é a cara dos jovens. O Design Gráfico tem encantado a chamada “geração Z” com o imenso leque de opções que oferece. É possível trabalhar em agências de web, agências de publicidade, jornais, produtoras culturais, estúdios fotográficos, escritórios de design gráfico ou mesmo como profissionais autônomos. 

E a agência de web e comunicação digital WX, de Curitiba, foi o destino do jovem Christopher Ibrahim, de 18 anos. O interesse pelas artes visuais surgiu cedo, quando ainda tinha 14 anos. “Um amigo, que já tinha experiência na área de criação gráfica, me mostrou alguns de seus trabalhos. Então uma coisa levou a outra. Conheci fóruns e comunidades independentes de Design Gráfico e Artes Visuais, onde qualquer pessoa interessada nas áreas poderia expor seus trabalhos e obter auxílio e críticas construtivas para aprimorar suas habilidades”, conta. 

Sem ter um estilo ainda muito definido, ele descreve seu trabalho como uma mescla de imagens e texturas que criam resultados visuais interessantes e distintos. “Cada trabalho é diferente. A temática escolhida depende de uma série de fatores, como por exemplo, o público para o qual será destinado e a mensagem que deve ser passada para este público”, explica. 


Dead Star


Hironobu Sakaguchiu


Smoking is good for health


Peace

Apesar de gostar da prática, Christopher conta que fotografa muito pouco para criar seus trabalhos. “A quantidade de imagens de qualidade disponíveis hoje em bancos de imagens (tanto gratuitos quanto pagos) é enorme. Isso faz com que a fotografia seja necessária somente para obter imagens muito específicas”

Pra desempenhar a função de designer gráfico é preciso mais do que conhecer as ferramentas de criação. É preciso pensar estrategicamente. Christopher explica que até que um trabalho gráfico seja finalizado, ele passa pelas etapas de definição da mensagem – que pode ser comercial, emocional, informativa. Depois é necessário pensar sobre como essa mensagem pode ser passada de maneira clara e objetiva, para que atinja seus receptores. Nesta fase geralmente é feita uma geração de alternativas e é escolhido o melhor conceito visual e também o melhor meio de comunicação para ser utilizado. Só a partir daí é possível iniciar o desenvolvimento final do projeto, que normalmente dura entre 3 e 8 horas, dependendo da complexidade do material. 

Mesmo com toda a exigência intelectual e apesar da área estar em plena ascensão, Christopher acredita que “as pessoas do nosso país ainda estejam descobrindo o valor de um bom design”.

1 comentários:

Bruna Lima disse...

uhuuul!
parabéns nah e kiko
adorei a matéria :D

 
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