terça-feira, 6 de setembro de 2011

É inverno ou é verão?

Nos últimos meses, o cascavelense se acostumou a sair de casa de manhã e ter que levar casaco e guarda-chuva. Afinal, está difícil saber de quanto será a variação na temperatura no decorrer de um único dia. Em agosto parece que presenciamos as quatro estações do ano. 

Essa sensação pode ser explicada pelas mudanças bruscas na temperatura. A Estação Meteorológica Davis Vantage Pro 2, localizada no Parque São Paulo registrou a mínima de 02,6ºC e a máxima de 30,8ºC em Cascavel no mês de agosto. 

Foto: Simone Lima
De acordo com o climatologista Lucas Fumagalli, a circulação de massas de ar explica as mudanças de temperatura na cidade. "No inverno, o avanço das massas de ar frio são mais frequentes e intensos na nossa região, devido à baixa radiação solar no hemisfério." Outro fator que colabora para as alterações do frio para o calor em pouco tempo é a localização de Cascavel. "A nossa região é uma zona de transição entre o clima tropical e o clima temperado, por isso é comum a grande variação de temperatura", afirma Lucas. 

Quem acaba sofrendo com isso é a nossa saúde. Junior Cezar Davantel, 24, conta que, em decorrência de um transplante de córnea e de alguns pontos que têm no olho, as mudanças na temperatura causam irritação, coceira e ardência. “Tenho que usar colírio se quiser ficar com os olhos abertos.” Além disso, quando o clima fica seco de uma hora para outra, Junior também sofre com a rinite alérgica. “As vias nasais ficam trancadas, com muita coriza e eu espirro bastante. Isso incomoda muito. Fica bem ruim trabalhar desse jeito”, revela. 

Jenisson Rotter Bearzi, 23, também não gosta das mudanças na temperatura. “Tenho rinite, meio crônica e meio alérgica. Cada vez que o tempo fica nesta indecisão de amanhecer frio, esquentar a tarde e esfriar a noite eu fico com o nariz entupido, a garganta doendo, coceira nos olhos, tosse, espirro, indisposição e um pouco de falta de ar”, conta. 

Com mais de 18 alergias já diagnosticadas, Bruna Lima, 20, sente agravar a rinite asmática com as alterações na temperatura que deixam o clima seco. "Chego a ficar sem ar, meu nariz arde muito, às vezes sangra e meus olhos geralmente ficam inchados", descreve. Para amenizar os sintomas causados pela combinação da rinite com as mudanças climáticas, Bruna tem alguns truques. "Durmo com toalhas úmidas na cabeceira da cama, faço uma solução de água, sal e bicarbonato de sódio para lavar a parte interna do nariz com uma seringa e lavo o rosto várias vezes ao dia". 

Mas, no mês de setembro poderemos respirar mais tranquilos. "Este mês a radiação solar aumenta bastante, com a aproximação da primavera. Assim, aos poucos, as massas de ar frio perdem força sobre o continente e se tornam mais fracas", adianta Lucas. Será que, enfim, poderemos aposentar os casacos?


3 comentários:

JenissonX disse...

Muito bom Nah! Tá de parabéns!

Bruna disse...

Você é meu orgulho :*
pai lifestyle HDSUFIDSOFAH

Nathália Sartorato disse...

Obrigada seus lindos :)

 
Template by suckmylolly.com